Carregando agora

Qualquer ataque dos EUA terá ‘consequências irreparáveis’, diz líder supremo do Irã

O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, afirmou nesta quarta-feira (18) que qualquer ataque direto dos Estados Unidos ao país terá “consequências sérias e irreparáveis” aos americanos e prometeu uma resposta iraniana caso o país seja atacado.

Em pronunciamento na TV estatal iraniana, Khamenei disse também que o Irã nunca se renderá, uma resposta direta a ameaças feitas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, que na terça-feira exigiu uma “rendição incondicional” do Irã no conflito com Israel.

Trump considera um ataque direto em território iraniano, que pode acontecer a qualquer momento, o que segundo especialistas teria implicações globais. O Irã já ameaçou atacar bases americanas no Oriente Médio em caso de agressão americana.
Ainda se referindo às falas de Trump, Khamenei disse também que “aqueles que conhecem a história do Irã sabem que os iranianos não respondem bem à linguagem da ameaça”.

O conflito direto entre Irã e Israel, com dezenas de ataques aéreos, entrou em seu sexto dia nesta quarta-feira (18). Desde sexta-feira (13), bombardeios cruzados deixaram mais de 240 mortos e milhares de feridos nos dois países, segundo balanços oficiais divulgados pelos países. Instituições independentes indicam que o número de mortos pode ser maior.

Mais cedo nesta quarta-feira, 18, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmail Baghaei, afirmou que qualquer intervenção dos Estados Unidos no conflito poderia gerar uma “guerra total” no Oriente Médio.

Bagheri alertou que tal ação americana “seria extremamente imprudente, extremamente irresponsável”, e também sugeriu que o Irã continua aberto a uma solução negociada.

Após saída antecipada da reunião do G7 e exigência de “rendição incondicional”, a expectativa a partir desta quarta-feira (18) é que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tenha alguma ação no conflito.

Até o momento, o conflito entre Irã e Israel deixou 248 mortos nos dois países —224 no Irã e 24 em Israel—, segundo balanços oficiais divulgados por autoridades locais.

Na terça (17), os dois países do Oriente Médio lançaram mais ataques um contra o outro. O exército israelense afirmou que dois lançamentos de mísseis iranianos foram disparados contra Israel. Explosões foram ouvidas sobre Tel Aviv.

Segundo a Reuters, as Forças Armadas de Israel orientaram os moradores da região de Teerã a evacuar para que sua força aérea pudesse atacar instalações militares iranianas. Sites de notícias iranianos informaram que explosões foram ouvidas em Teerã e na cidade de Karaj, a oeste da capital.

O conflito já deixa ao menos 248 mortos, segundo autoridades. No Irã, 224 pessoas morreram e, em israel, 24. O Exército israelense anunciou que matou o principal comandante militar do Irã, Ali Shadmani, em um bombardeio durante a madrugada da terça (17).

Fonte: g1

Elissandra Santana

Servidora Pública, podcaster e apaixonada por histórias que misturam humor e reflexão. Criadora do podcast 'Quem Nunca?', onde aborda temas do cotidiano com leveza e inteligência, traz em seu programa um olhar único sobre a vida. Redatora do Portal Lagartonet. Quando não está trabalhando ou gravando, é possível encontrá-la rindo e buscando novas inspirações para suas criações.