Jeferson diz que Porto das Redes vai impulsionar atividade naval e gerar emprego
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jeferson Andrade (PSD), disse que “é digno de elogio e reconhecimento o trabalho permanente do governador Fábio Mitidieri (PSD) pelo desenvolvimento de Sergipe”. Ele citou o investimento do governo para a reativação do estaleiro Porto das Redes, em Santo Amaro das Brotas, o que deve impulsionar o setor naval, com potencial para a geração de milhares de empregos.
“Nesta área, o governador vem atuando em várias frentes, buscando a ampliação do Porto de Sergipe, a dragagem do rio Sergipe para fortalecer o transporte aquaviário, o aproveitamento da mão de obra sergipana no descomissionamento de plataformas da Petrobras e agora a reativação do Porto das Redes. Isso tudo terá repercussão no avanço da economia, na abertura de novos postos de trabalho e no aumento da renda dos sergipanos”, salientou Jeferson Andrade.
PORTO DAS REDES
Porto das Redes faz parte da história portuária de Sergipe. Era importante para o escoamento de produtos como açúcar e aguardente, no século 19. Agora, governo de Sergipe e SG Reparos Navais se juntaram para transformar o antigo estaleiro em um polo da indústria naval sergipana. Estão previstos investimentos superiores a R$ 80 milhões, com potencial para gerar 20 mil empregos entre diretos e indiretos.
A ideia é transformar o local em um centro de construção, reparo e produção de peças para embarcações. O projeto prevê a implantação de uma área de construção naval, um dique seco, um terminal de abastecimento e uma estrutura para atender embarcações de pequeno e médio porte. Haverá um cais de 200 metros, com capacidade de operar até dez embarcações simultaneamente.
Porto das Redes também está sendo preparado para atuar como base de apoio para o descomissionamento de plataformas de petróleo obsoletas no litoral de Sergipe. O descomissionamento é um processo que envolve remoção, destinação de materiais e recuperação ambiental. É uma atividade que cria uma nova cadeia produtiva, ligada à reciclagem e ao descarte de resíduos, gerando empregos.