Carregando agora

Brincadeiras de um menino lagartense: o boi de barro

4897789 Brincadeiras de um menino lagartense: o boi de barro

Entre as diversas brincadeiras que envolviam os meninos na década de sessenta do século passado na nossa querida Lagarto, lembro-me que estas ocorriam nos terrenos baldios, no meio das ruas, assim como no Grupo Escolar ”Sylvio Romero” durante o recreio. Essas brincadeiraas de meninos e meninas pobres, naturalmente não possuiam a sofisticação dos brinquedos de hoje, e giravam em torno de vários objetos simples e que naqueles tempos, lhes eram acessíveis. Dentre as diversas brincadeiras da época, podemos destacar: o boi de barro, que as nossas mães compravam no mercado, geralmente na segunda-feira pela manhã e, quando recebíamos um boi, uma vaca com bezerrinho ou um vaqueiro, todos de barro, era a maior felicidade! Pintados bem cedo pelos vendedores, com tinta-a-óleo , produzia em nós crianças, aquele cheirinho bem característico de barro com tinta fresca, que ainda tenho guardado na memória. O menino que ganhava esses brinquedos providenciava, no mesmo dia, a construção de um curral para abrigar os seus animais e em
seguida convidava os seus amigos/vizinhos para mostrar o seu criatório. Sentia-se já, um fazendeiro.

5 comments

José Edvaldo Dias de Souza

Paulo,
Parabéns pela narrativa de suas histórias, pois aconteciam exatamente como você relata.
Fiquei muito feliz em poder voltar no tempo, lendo suas histórias, vendo as fotos antigas da cidade e matando um pouco da saudade dos meus tempo de criança que a memória não consegue apagar, ainda bem.

Abraços,
Edvaldo

Nilsa Meneses

Parabéns, Paulo, fiquei encantada com as brincadeiras que tanto encantaram as crianças daquela época, principalmente nós, que eramos pobres, mas muito felizes. Hoje minha neta fala comigo pelo computador, as palavras são abreviadas, e em pouco tempo ela diz: “TCHAU Vovó, estou muito ocupada com meus amigos online”. É isso aí os tempos… Sabe que tenho saudade das bonecas de pano que tanto encantavam. Beijos da sua irmã Nilsa.

Luiz Alberto Nogueira Morato

Parabéns pelas histórias, especialmente a do boi de barro, que me faz relembrar os bons tempos da infância em Lagarto, onde eu passava horas e horas no quintal de casa.

Paulo Nogueira Fontes

Virginia, obrigado pela leitura e comentário. Mande mais algum detalhe sobre as brincadeiras das meninas, pois continuarei a mandar outras estórias de brincadeiras dos meninos. O próximo será sobre o “FURÃO”.

Virgínia Nunes

Já as meninas, além das bonecas de pano, com características muito próprias, brincavam com as mini panelas e fogões de barro, fazendo os famosos “cozinhados”. Sinto uma certa nostalgia diante da certeza de que este “sabor” já não povoa a vida das crianças atuais.

Publicar comentário