Carregando agora

Academia Lagartense de Letras recebe prêmio na Bienal de Itabaiana

a344e6c9eecb090be64e5e8b4e70b093 Academia Lagartense de Letras recebe prêmio na Bienal de Itabaiana

“UM PAÍS SE FAZ COM HOMENS E LIVROS” são sábias palavras de Monteiro Lobato que não deixam dúvida de que Itabaiana avança no caminho certo ao trazer à baila mais uma Bienal, a segunda edição.

Os livros movem o mundo e, por certo, mudam as pessoas. Esse grandioso evento da terra de Thetis Nunes e de tantos outros pensadores sergipanos que, durante sua realização, também se reuniram para recepcionar e aplaudir o escritor Antônio Saracura, cumpriu o seu papel ao promover tão relevante encontro. Uma Bienal que, sem dúvida, ampliou o gosto pela leitura, abriu portas para o conhecimento, além de haver proporcionado novos contatos entre os participantes, num ambiente em que os frequentadores falavam a mesma língua, numa viagem pelo mundo das letras.

Como entusiastas do avanço do nosso Estado, ficamos felizes por Itabaiana, pela pujança de sua gente, pelo seu crescimento e, mormente, pelo amor que as pessoas lá nascidas tributam ao seu município, tão belo e tão progressista.

De nossa passagem por Itabaiana, guardamos o exemplo de seus filhos ao se referir à sua terra berço. Além das palavras, ficou gravado aquele brilho que traziam no olhar ao se reportar à sua Serra, aos falcões que sobrevoam a sua feira, uma das mais difundidas pelo Brasil.

Assim como os falcões, o povo de Itabaiana vê a longa distância, resultado do avanço inconteste da educação que promove a cultura de sua gente, hoje ratificada com a chegada de sua Academia, que, seguramente, trará grandes benefícios, que só o tempo será capaz de mensurar.

De forma muito singela, os membros da Academia Lagartense de Letras participaram do evento, firmando, assim, o comprometimento de continuar incentivando a cultura, apoiando novos talentos e os entusiastas da arte de escrever, especialmente para fazê-lo bem, com maior frequência e maior desvelo, ressaltando, contudo, que o grande sucesso dessa Bienal teve o apoio da comunidade itabaianense, da Academia Sergipana de Letras e demais congêneres, sem lhes faltar a indispensável contribuição da imprensa, dos patrocinadores e dos amigos da cultura. Sintam-se todos abraçados, assim como a Revista Perfil, os acadêmicos (na pessoa de Dr. Domingos Pascoal), os portais de notícias e emissoras de rádio e televisão, que desde o início divulgaram e apoiaram o projeto.

Almejamos que a energia dos que trilham pelos caminhos do conhecimento possa seguir contaminando, sobretudo, a juventude, para que, a cada Bienal, todos, conjuntamente, ganhem a oportunidade de crescer intelectualmente e de enxergar novos horizontes, mas sem deixar para trás os princípios humanitários tão esquecidos nesse mundo globalizado.

Parabéns, Itabaiana! Os membros da Academia Lagartense de Letras, através do seu presidente, agradecem pelo Troféu Falcão de Ouro, orgulhosamente recebido na noite de abertura da Bienal pelo promotor Deijaniro Jonas Filho (ilustre membro da diretoria), um prêmio que será mantido com desvelo no acervo do sodalício lagartense.

Entre os membros da ALL que integraram o evento, registramos os acadêmicos: Deijaniro Jonas Filho (que representou a todos na noite da abertura oficial), Anselmo Vital, Emerson Carvalho, Euclides Oliveira, Mons. Carvalho e Rusel Barroso (que participaram do encontro de Academias e da sessão de recepção ao escritor Antônio Saracura pela AIL), Aglaé d’Ávila Fontes, Beatriz Góis Dantas e Claudefranklin Monteiro (que contribuíram com suas falas na Bienal).

_____________
Foto: Portal Itnet
Fotógrafo: Sharlon Sodré

[cunjo layout=”inline_buttons”]

.

5 comments

Paulo Nogueira Fontes

Evento como a Bienal do Livro de Itabaiana nos faz otimistas e, ainda, cheio de esperanças, no sentido de que, apesar das vulgaridades que vemos por aí, existem pessoas de alto nível, que procuram divulgar a cultura. Parabéns à comunidade de Itabaiana pelo evento e à Academia Lagartense!

Ana Cristina

É muito bom ver pessoas como o advogado Paulo Prata, monsenhor Carvalho, os jornalistas Rosalvo Nogueira e Euler Ferreira, entre os professores que apostam em cultura e crescimento da nossa terra. Espera-se que a Academia continue o seu trabalho afastado de vaidades e questões políticas que destroem o nosso município.

Luiz Santana

Lagarto e Itabaiana são dois exemplos de municípios que crescem sem pedir licença, pena que os lagartenses sejam tão desunidos. Vejam se em Itabaiana os povoados brigam para se separar do município. Em Lagarto se briga por tudo e a individualidade impera, diferente de Itabaiana, onde as pessoas se unem em favor de sua terra. Parabéns aos componentes da Academia Lagartense de Letras. Espero que consigam contribuir para fazer um Lagarto diferente, a exemplo de acordar essa população que dorme ao som de festas e mais festas sem fundamento e que não levam a lugar nenhum.

Domingos Pascoal

A Academia de Lagarto, através de seus membros, esteve presente durante todos os dias da II Bienal do Livro de Sergipe. Obrigado, confrades queridos, é assim que se faz a “Corrente do Bem” rumo ao engrandecimento da cultura através da literatura, do livro e, sobretudo, da indispensável presença física. Essa Academia Literária, que já nasceu maiúscula, dá prova de seu comprometimento com o que é bom para si, para seus membros, para Lagarto, para Sergipe, para o Brasil e para o mundo. Livro, conhecimento e leitura é a solução para todos os males sociais. Na pessoa do operoso presidente da ALL, professor Rusel Barroso, eu, particularmente, e todos que fizeram a II bienal, estamos eternamente agradecidos. Avante, vamos em frente, fazer mais e melhor. Obrigado, Lagarto!

Antônio Saracura

O apoio da Academia Lagartense de Letras foi decisivo, como das demais do interior e capital. Não temos palavras para agradecer a solidariedade gratificante. Eu, de minha parte, e mesmo em nome da Academia Itabaianense de Letras, anfitriã da Bienal, me coloco (nos colocamos) inteiro(s) para trabalhar junto(s) em qualquer iniciativa que essa Academia Lagartense promover em benefício do livro. Somos devedores eternos.

Publicar comentário