Maniçoba em Lagarto
Há anos a Maniçoba, prato que tem como base a folha da mandioca, é apresentada como comida típica, genuinamente lagartense. Embora não haja ainda muitos indícios comprobatórios, estudos recentes demonstram que a deliciosa iguaria, de origem indígena, teria chagado a Lagarto por volta do final do século XIX, certamente vinda da região norte do país, de modo particular do Estado do Pará (origem) ou da Região de Feira de Santana, Recôncavo Baiano.
Essa incógnita da vinda da Maniçoba para Lagarto tem despertado a curiosidade dos estudiosos, especialmente na área de história. A julgar pelo que já foi escrito sobre a História de Lagarto, o prato naturalizou-se lagartense por importação, certamente no comércio interprovincial de escravos ou até mesmo de uma iniciativa particular.
Theodureto Archanjo, atuante médico e engajado com a causa republicana, nascido em Lagarto, no dia 16 de setembro de 1886, foi um dos poucos a deixar um estudo formal sobre a Cultura da maniçoba, em 1899, a pedido do Sr. Martinho Garcez. O acesso à obra poderá ajudar os pesquisadores no sentido de sistematizar um histórico dessa importante iguaria lagartense por adoção.
_________
Em atendimento a Patrícia Regina
Colaboração: Floriano Fonseca
Publicar comentário