Carregando agora

Estreia do documentário “Cais do Valongo, sangra da terra”

dvdValongo-767x1024 Estreia do documentário “Cais do Valongo, sangra da terra”

Próxima sexta-feira (18/11), às 19 horas, na Ação da Cidadania, Avenida Barão de Tefé, 75 – Saúde, acontecerá a estreia do documentário “Cais do Valongo, sangra da terra”.

Trata-se de um filme com direção do cineasta Wavá de Carvalho, que promete ser um dos marcos de resgate na nossa real história de miscigenação racial, trazendo para as telas explicações muito diferenciadas.

No Rio de Janeiro, foram encontradas, em pleno séc. XXI, as ruínas de duas construções históricas: o Cais da Imperatriz, construído para receber Teresa Cristina que veio para casar-se com Dom Pedro II e o Cais do Valongo, considerado o maior porto de escravos das Américas do séc. XVIII.

As redescobertas foram achadas durante as obras de drenagem da zona portuária do Rio de Janeiro, que faz parte do projeto Porto Maravilha. O Cais da Imperatriz foi construído sobre o Cais do Valongo para maquiar os vestígios da escravidão.

Optou-se por narrar essa redescoberta de forma mais artística, com dramatização de atores. A nossa proposta é entrevistar personalidades afro-descendentes e acadêmicos que tenham como temática a escravidão.

Todas as entrevistas foram abordadas de maneira informal, buscando extrair dos entrevistados, além dos fatos históricos, uma visão sensorial/intuitiva sobre a memória do período escravocrata do século XVIII. O Cais do Valongo, o Cemitério dos Pretos Novos e a Pedra do Sal são os pontos escolhidos como abordagem geral.

Além da direção de Wavá de Carvalho, o documentário ainda conta com a programação visual de Cláudio Mello. Vários ilustres entrevistados são um referencial enriquecedor desse mergulho na nossa raiz cultural. No elenco de atores estão Lino Corrêa, Carolina Rodrigues, Gabriel Beck, Djaneth Idalice, William Guimarães, Italo William, Demerson Alvaro, entre outros.

O Documentário ainda conta com participações especiais de Luiz Melodia e Jorge Coutinho (Presidente da SATED-RJ).

Melodia-1024x938 Estreia do documentário “Cais do Valongo, sangra da terra”

1 comentário

Guilherme Cameron

Boa noite!
Estava aqui pesquisando sobre o Cais do Valongo e me deparei com esse documentario, o qual gostaria muito de ver!
Onde posso comprar o DVD do filme? Moro no Rio de Janeiro.
Muito obrigado!

Publicar comentário