Carregando agora

Lagarto, berço de intelectuais

Por Sandra Cruzz*

Não obstante minha admiração por outros municípios, Lagarto é terra da sabedoria graças a tantos filhos dotados de inteligência. Deus não poupou generosidade para que o lugar se transformasse em berço cultural do Estado de Sergipe.

Entrevistando dois intelectuais sergipanos, a escritora Aglaé Fontes e o historiador e também escritor Luís Antônio Barreto, descobrimos as coincidências dos seus estudos sobre folclore e também as afinidades da infância em terras lagartenses.

A cidade abriga a nascença de grandes nomes da intelectualidade brasileira, a exemplo de Sílvio Romero, Laudelino Freire, Aníbal Freire, Filomeno Hora, entre outros. Quem nasce em Lagarto exala um orgulho explicável pela tradição de cultura e inteligência peculiar aos seus filhos. Agora compreendo o que me falava um outro lagartense, o abnegado pesquisador Rusel Barroso. Certamente, quem não conhece a história do lugar se encanta com a descoberta. Lá, há muito para se contar. As pessoas são estudiosas, polidas e de muito bom gosto. É difícil ir a Lagarto e não querer voltar. Aqui em Aracaju, pessoas da comunicação, também lagartenses, a exemplo do colunista Marcio Lyncoln, da apresentadora Aline Almeida, da jornalista Loura Ribeiro (produtora da TV Alese), não perdem contato com as tradições do município e sempre que podem vão até lá revigorar suas forças.

Visitar a “Cidade Ternura”, como é conhecida a querida Lagarto, é descobrir um mundo grande dentro de uma cidade aparentemente pequena. Conectados ao que existe fora de Sergipe, os lagartenses conseguem manter e difundir sua cultura e história, e não se intimidam diante das dificuldades do interior. Pelo contrário, ultrapassam fronteiras em busca dos seus sonhos, sem deixar jamais de declarar a paixão que possuem pela terra natal.

_________________
*Jornalista, repórter do programa Tudo a Ver Sergipe (Rede Record); Assessora de Comunicação da Escola do Legislativo no Estado de Sergipe.

Publicar comentário