Carregando agora

Chefe da base do Palmeiras diz que torcedor que ofendeu Luighi foi identificado: “Racistas não vencerão”

João Paulo Sampaio, coordenador das categorias de base do Palmeiras, comentou sobre a ofensa racista sofrido pelo atacante Luighi, na quinta-feira, em partida do clube brasileiro contra o Cerro Porteño, pela Conmebol Libertadores sub-20.
Responsável por cuidar da base, João disse que a postura do Palmeiras será dura para que o racismo não vença depois do episódio ocorrido. Segundo ele, a pessoa foi identificada e esbarra na punição por não haver crime de racismo no Paraguai.

– Primeiro a gente acolheu para que ele se acalmasse. Claro, a gente começou a reivindicar também com a própria polícia e com o terceiro árbitro, mas o próprio banco do Cerro estava indo contra, querendo que mirasse para o jogo e tentando entender que aquilo era normal. E que é normal no país, eles acham que é uma provocação. Na lei de 27/11 do ano passado, de 2024, o presidente Santiago Penha ele fala só em prevenir, aqui não é crime, não tem sanção dura, principalmente em ser um crime como é no Brasil.

– Se a gente abandona o campo ou se a gente retira a equipe, podia acontecer a mesma coisa que aconteceu com o Tabata, contra a mesma equipe, no mesmo país, e o Tabata que foi punido. E o mais importante, eles não vão vencer. Eles não serão mais fortes que nós. A gente ia perder a oportunidade porque com certeza se acontece isso a transmissão, que é da Conmebol, não ia ter a oportunidade de ouvir Luighi e foi devido a essa fala, a essa emoção que isso reverberou no mundo todo. Não pode ser comum. Essa pessoa já foi identificada, vamos ver, mas no país não é crime, então a gente tem que esperar – disse João.

Fonte: Globo.com

Elissandra Santana

Servidora Pública, podcaster e apaixonada por histórias que misturam humor e reflexão. Criadora do podcast 'Quem Nunca?', onde aborda temas do cotidiano com leveza e inteligência, traz em seu programa um olhar único sobre a vida. Redatora do Portal Lagartonet. Quando não está trabalhando ou gravando, é possível encontrá-la rindo e buscando novas inspirações para suas criações.