Carregando agora

Duas representantes de Lagarto vão defender pautas na Conferência Nacional da Igualdade Racial em Brasília

Duas lagartenses foram eleitas delegadas durante a 5ª Conferência Estadual da Promoção da Igualdade Racial de Sergipe, realizada na última quinta-feira, 22, no auditório do Ministério Público do Estado, em Aracaju. Elas vão representar o município, como também a região centro sul Sergipana, na etapa nacional do evento, que acontecerá em setembro, em Brasília.

A sociedade civil será representada pela psicóloga Tauane Andrade, militante do movimento negro e integrante de iniciativas de fortalecimento da juventude periférica. Já o poder público municipal terá como voz a agente socioeducativa, afrocomunicadora e professora, Elissandra Santana, gestora de políticas voltadas para a igualdade racial no município.

Na conferência estadual, que reuniu lideranças de diferentes regiões do estado, foram debatidas políticas públicas para o enfrentamento ao racismo estrutural e a ampliação da participação da população negra nos espaços de decisão. Entre os principais eixos discutidos, estiveram educação antirracista, saúde da população negra, inclusão produtiva e fortalecimento das culturas de matriz africana e quilombola.

Com a eleição, Lagarto passa a ter assento na Conferência Nacional da Igualdade Racial (Conapir), que vai reunir delegados de todo o Brasil para propor diretrizes ao Governo Federal. Segundo as representantes, a presença de Lagarto nesse espaço é uma oportunidade histórica para reforçar demandas locais e regionais em prol da equidade.

“A gente chega a Brasília com a responsabilidade de levar as vozes da nossa comunidade e lutar por políticas que façam diferença no dia a dia da população negra sergipana”, afirmou Tauane Andrade.

Para Elissandra Santana, o momento simboliza a consolidação de um trabalho coletivo: “É um passo importante para que Lagarto esteja inserido nas discussões nacionais sobre igualdade racial. Vamos defender pautas que fortaleçam nossas comunidades, nossos jovens e as políticas de valorização da cultura afro-brasileira.”

A etapa nacional da conferência será realizada em setembro e deve reunir centenas de delegados de todo o país.

Elissandra Santana

Servidora Pública, podcaster e apaixonada por histórias que misturam humor e reflexão. Criadora do podcast 'Quem Nunca?', onde aborda temas do cotidiano com leveza e inteligência, traz em seu programa um olhar único sobre a vida. Redatora do Portal Lagartonet. Quando não está trabalhando ou gravando, é possível encontrá-la rindo e buscando novas inspirações para suas criações.