Comenda Daltro: personalidades e instituições são homenageadas em Lagarto
…
A solenidade de entrega da Comenda Daltro 2012 foi marcada pelo acolhimento da Comissão Organizadora composta por colaboradores da Secretaria de Educação às personalidades e instituições que, ao longo dos anos, contribuíram ou vêm contribuindo para o desenvolvimento do município de Lagarto ou têm levado o seu nome além fronteiras.
O prefeito Valmir Monteiro, em sua mensagem de saudação aos homenageados, disse: “Fazendo uma retrospectiva às edições anteriores da Comenda Daltro, devo lembrar a satisfação que tive ao entregar esta honraria a homens e mulheres que representam a Igreja, a política, a coletividade. Pessoas e instituições sobremodo importantes para a construção dos projetos de vida da nossa gente. Entre elas, tenho o prazer de lembrar dois conterrâneos que, lamentavelmente, não mais se encontram entre nós: Luiz Antônio Barreto e Anísio José de Almeida”.
O evento foi conduzido pelo mestre de cerimônia Jorge Damasceno, que convidou o Prof. Rusel Barroso, diretor adjunto da Faculdade Ages, para apresentação dos históricos das personalidades homenageadas. Em sua fala, o professor agradeceu pelo convite e disse que a Comenda Daltro deixa uma marca muito significativa, pois traz o reconhecimento aos que participam do progresso de Lagarto, uma premiação que serve de exemplo para as futuras gerações, já que se trata de uma homenagem que une as pessoas, um tributo que laureia aqueles que, de algum modo, mas de forma irrefutável, contribui para o engrandecimento da nossa terra.
A outorga da Comenda Daltro simboliza o reconhecimento dos lagartenses que fazem da sua lagartinidade o ato de ajudar ao próximo e de contribuir para o desenvolvimento do município, berço da Orquestra Los Guaranis e da esplendecência poética de Sílvio, Laudelino, Aníbal, Abelardo e de tantos outros pensadores da cultura brasileira.
O Ginásio do Colégio Frei Cristóvão esteve completamente tomado pela sociedade e por representantes de inúmeras instituições, que, com entusiasmo, aplaudiram os agraciados com a Comenda Mons. João Batista de Carvalho Daltro, sacerdote que, em sua época, revolucionou Lagarto na condição de representante da Igreja Católica e de 1º administrador do município.
Personalidades de diferentes áreas (lagartenses e de outros municípios) foram lembradas pelo admirável trabalho dedicado à terra de Nossa Senhora da Piedade e de tantos ilustres, como:
– Divaldo Santos Andrade (in memoriam)
– Evandro Mendes da Silva (in memoriam)
– José Vieira Filho (in memoriam)
– Faculdade Ages
– Intituto Pias Mestras Rosa Venerini
– Orquestra Los Guaranis
– Universidade Tiradentes
– Amazilde Ribeiro Viana (Ir. Anunciação)
– Antenor Nunes Cavalcante
– Assuero Cardoso Barbosa
– Carlos Lima de Araújo
– Francisco de Souza Libório
– José Antônio de Carvalho Irmão
– José Luiz Andrade
– Luiz Augusto Carvalho Ribeiro
– Luiz Neto dos Santos
– Paulo Celso Dias do Nascimento
– Rafael Vieira do Nascimento
– Roberto Rezende Silva
– Rosalgina Prata Libório
– José Ferreira Santos
– José Marcelino Prata
– Pedro Bispo de Menezes
Entre os insignes agraciados, fizeram uso da palavra: Dr. Henry Clay Santos Andrade (Conselheiro Federal da OAB), representando a categoria dos homenageados in memoriam; Dra. Rosalgina Almeida Prata Libório (Juíza de Direito), representando a categoria de homenageados presentes; Prof. José Wilson dos Santos (mantenedor da Faculdade Ages), representando a categoria de instituições homenageadas, e o Prof. Jouberto Uchoa de Mendonça Júnior (Superintendente Geral da UNIT), representando a categoria de homenageados que enviaram seus representantes.
Não obstante a formalização dos convites, não compareceu para receber a Comenda Daltro o representante do saudoso homenageado José Vieira Filho (homem público que deixou inúmeras obras merecedoras de aplausos em nosso município), nem o ex-combatente José Marcelino Prata (partícipe da Segunda Guerra Mundial). O saudoso prefeito José Vieira Filho foi respeitosamente mencionado, mas nenhum representante da família compareceu ao local, assim como o Sr. José Marcelino Prata, que não pode ser registrado ao lado dos seus dois companheiros de guerra: Sr. Pedro Bispo de Menezes e Sr. José Ferreira Santos.
Num encontro de gerações, foi emocionante possibilitar o abraço de amigos de diferentes áreas; ver o folclore, a música e a poesia ali representados através de Luiz Neto, Cícero Santos, Antenor Nunes e Assuero Cardoso; acompanhar o entusiasmo dos médicos Carlos Lima de Araújo, Rômulo Palermo Mendes, Marcos Vinícius Andrade e Amândio Almeida; a satisfação de bem servir, visível nos rostos dos representantes da Faculdade Ages, do Instituto Pias Mestras Rosa Venerini e da Universidade Tiradentes. Perceber a efervescência do âmbito jurídico e político, já que estiveram presentes: o presidente da OAB/SE, Dr. Carlos Augusto Nascimento, neto do homenageado Sr. Rafael Vieira do Nascimento, em cuja mesa se fazia presente o Bel. William Fraga, filho do prefeito eleito; o deputado Gustinho Ribeiro, filho do homenageado Luiz Augusto Carvalho Ribeiro; a importância da mulher na história de Lagarto, assinalada pelos trabalhos de Ir. Maria da Anunciação no Ginásio da Escola Normal Nossa Senhora da Piedade, e de Dr.ª Rosalgina Almeida Prata Libório na Casa da Amizade do Rotary Club de Lagarto; a presença marcante da Igreja, através do Pe. Paulo Celso Dias do Nascimento; a gratidão das famílias Carvalho e Rezende, representada pelos filhos – a primeira, pela Sr.ª Ângela Carvalho Prata e Fábio Freire de Carvalho; a outra, representada pelo jovem André Carvalho Rezende Silva. Registrem-se, ainda, os efusivos aplausos dirigidos ao senhores Francisco Libório e José Luiz Andrade, entusiastas e grandes colaboradores do esporte lagartense.
Em meio à comunidade, estiveram no Ginásio de Esportes do Colégio Frei Cristóvão para prestigiar o evento: secretários de governo do município, membros do Rotary Club de Lagarto, vereadores, professores (a exemplo do historiador Claudefranklin Monteiro, grande colaborador das primeiras edições do prêmio), que também se somaram para o brilhantismo do evento, entre outros ilustres convidados que têm contribuído para o crescimento da nossa “Cidade Ternura”.
Numa solenidade organizada, obviamente não poderiam faltar dois momentos especias: o do Hino Nacional Brasileiro e do Hino de Lagarto (de autoria do saudoso historiador Adalberto Fonseca). A recepção musical ao público coube ao grande músico lagartense, Márcio Rangel, com admirável repertório, num evento transmitido pela Juventude FM. Sem dúvida, uma noite memorável para a história de Lagarto e de sua gente, com o congraçamento das famílias convidadas e dos contemplados com a Comenda Daltro, não somente pelo reconhecimento recebido, mas também pela honra de carregar consigo uma homenagem que se traduz numa responsabilidade muito grande diante da coletividade de uma terra tão querida.
Lagarto, a partir das iniciativas de sua gente, mantém-se ainda mais fortalecido no resgate de sua cultura e, mormente, de suas tradições populares, um orgulho para os sergipanos.
Convidados dos homenageados, autoridades e outras personalidades
Homenageados agradecem tributo recebido
Convidados e homenageados fazem a festa
…
10 comments