Carregando agora

Comenda Daltro assinala uma página memorável na História de Lagarto

Comenda-Daltro-Geral-1024x589 Comenda Daltro assinala uma página memorável na História de Lagarto

A solenidade de entrega da Comenda Daltro foi marcada pelo acolhimento da Comissão Organizadora e dos representantes do Governo do Município às personalidades sergipanas que, ao longo dos anos, contribuíram ou vêm contribuindo para o desenvolvimento do município de Lagarto.

O prefeito Valmir Monteiro, ao falar ao numeroso público sergipano, manifestou seu reconhecimento aos homenageados enfatizando suas contribuições. Lembrou que os agraciados, cada um a seu modo, mas com o mesmo empenho, deixam um grande legado para a população, tornando Lagarto um lugar cada vez melhor para se viver.

O evento foi conduzido pelo exímio cerimonialista Rogério de Melo, que convidou o Prof. Rusel Barroso, membro da Associação Sergipana de Imprensa, para apresentação dos históricos das personalidades homenageadas, auxiliado por Mariana Gois, integrante da Semed e enamorada pela cultura.

A explanação sobre a importância do Dia da Lagartinidade para os convidados, coube ao Prof. Claudefranklin Monteiro, membro da Comissão Organizadora e entusiasta do prêmio. Ele, do mesmo modo que o professor Rusel Barroso, também foi tomado de surpresa com a homenagem recebida naquela noite.

A outorga da Comenda Daltro, na data em que se comemora a fundação da Vila do Lagarto (20/10/1697), simboliza o reconhecimento dos lagartenses que fazem da sua lagartinidade o ato de ajudar ao próximo e de contribuir para o desenvolvimento do município, berço da Orquestra Los Guaranis e da esplendecência poética de Sílvio, Laudelino, Aníbal, Abelardo e de tantos outros pensadores da cultura brasileira.

O Ginásio do Colégio Frei Cristóvão, de ornamentação a caráter, esteve completamente tomado pela sociedade e por representantes de inúmeras instituições, que, com entusiasmo, aplaudiram os agraciados com a Comenda Mons. João Batista de Carvalho Daltro, sacerdote que, em sua época, revolucionou Lagarto na condição de representante da Igreja Católica e de 1º administrador do município.

Personalidades de diferentes áreas (lagartenses e de outros municípios) foram lembradas pelo admirável trabalho dedicado à terra de Nossa Senhora da Piedade e de tantos ilustres sergipanos, exemplos para as novas e futuras gerações, como:

Anísio José de Almeida
Antônio Martins de Menezes (in memoriam)
Claudefranklin Monteiro Santos
Edilza Lisboa Araújo
Edson Freire Hora
Eduardo Alves do Amorim
Emerson da Silva Carvalho
João Almeida Rocha
Jodeclan Rabelo de Santana
José Corrêa Sobrinho
José Messias de Santana
Josefa de Lourdes Santos Pacheco
Luiz Carlos Gomes
Rogério Carvalho Santos
Rusel Marcos Batista Barroso
Vicente Vidal de Sousa
Fundação Cultural Charles Brício
Fundação José Augusto Vieira

Entre os insignes agraciados, fizeram uso da palavra: o Sen. Eduardo Amorim, o Dep. Rogério Carvalho, o historiador Claudefranklin Monteiro (professor da UFS) e o pesquisador Rusel Barroso (membro da Faculdade AGES), que, de forma emocionada, agradeceram o apreço dos lagartenses ao lembrar de seus nomes.

Numa soma de diferentes gerações, foi emocionante possibilitar o encontro de amigos como José Corrêa Sobrinho, José Messias de Santana, Anísio José de Almeida e Edson Freire Hora; acompanhar o entusiasmo dos professores Emerson Carvalho, Rusel Barroso e Claudefranklin Monteiro, ao lado do servidor público municipal Luiz Carlos Gomes; a satisfação do dever cumprido estampado no rosto dos representantes da Fundação José Augusto Vieira e Fundação Cultural Charles Brício;  perceber a efervescência do âmbito político, ali representado pelo Sen. Eduardo Amorim e Dep. Rogério Carvalho; a participação da mulher, assinalada pelas senhoras Edilza Araújo e Lourdes Pacheco; a presença marcante da Igreja, através do Pe. Jodeclan Rabelo e Pe. Vicente Vidal; a gratidão da família Martins, representada pelos irmãos Maria de Lourdes e Antônio Martins de Menezes Filho, bem como da família de Dr. João Almeida Rocha, presente através dos irmãos Dr. Hugo e Dr. Antônio José Monteiro Rocha.

Por conta da impossibilidade de comparecimento do Sr. Arthur de Oliveira Reis à primeira edição do evento, recebeu sua comenda a Sra. Josete Reis Vieira, filha do homenageado e representante da família Reis, consoante ajuste de normatização do regulamento, a partir de sua 2ª edição.

Em meio à comunidade, pessoas da mais elevada estirpe estiveram no recinto para prestigiar o evento. Entre elas, o Secretário de Estado, João Francisco dos Santos, representando o governador Dr. Marcelo Déda; o Deputado Estadual Gustinho Ribeiro; Secretários de Governo do Município, a exemplo de Cléverton Oliveira, Floriano Fonseca, Anderson Andrade; membros do Rotary Club de Lagarto, como Djalma Batalha, Roberto Chaves, Vanda Monteiro; Vereadores Carlos e Euzébio; professores muito queridos na região, como Assuero Cardoso, Luzia Alves, Patrícia Monteiro e Cândida Angélica Reis, que também se somaram para o brilhantismo do evento, entre outros sergipanos que têm contribuído para a melhoria da “Cidade Ternura”.
 
O livro, intitulado MONS. JOÃO BAPTISTA DE CARVALHO DALTRO: apontamentos e fragmentos biobibliográficos, apresentado no lançamento da Comenda, foi também entregue aos contemplados com a honraria, em 20 de outubro, alusiva ao Dia da Lagartinidade.

Numa solenidade tão bem elaborada, obviamente não poderia faltar o glamour da apresentação do Hino de Lagarto (de autoria do saudoso historiador Adalberto Fonseca), que na voz de Lúcia Ramos (vocalista da Banda Los Guaranis) se mostrou ainda mais encantador.

Sem dúvida, uma noite memorável para a história de Lagarto e de sua gente, algo visível no congraçamento das famílias convidadas e dos contemplados com a Comenda Daltro, não somente pelo reconhecimento recebido, mas também pela honra de carregar consigo uma homenagem que se traduz numa responsabilidade muito grande diante da coletividade de uma terra tão querida.

Lagarto, a partir das iniciativas de sua gente, aliadas à participação do governo, mantém-se ainda mais fortalecido no resgate de sua cultura e, mormente, de suas tradições populares, um orgulho para a sua gente plácida e trabalhadora.

valamorjaciara Comenda Daltro assinala uma página memorável na História de Lagarto
Prefeito Valmir Monteiro ao lado do Senador Eduardo Amorim

valrogerio Comenda Daltro assinala uma página memorável na História de Lagarto
Prefeito Valmir Monteiro com o Deputado Federal Rogério Carvalho

IMG_9041 Comenda Daltro assinala uma página memorável na História de Lagarto
Prof. Rusel Barroso, Pref. Valmir Monteiro e o Sec. Cléverton Oliveira

IMG_9112 Comenda Daltro assinala uma página memorável na História de Lagarto
Prof. Rusel Barroso, Profª Mariana Gois e o Pref. Valmir Monteiro

DSCN2155 Comenda Daltro assinala uma página memorável na História de Lagarto
José Corrêa, Rusel Barroso, Emerson Carvalho, Assuero Cardoso e Claudefranklin Monteiro

zeaugvalmir Comenda Daltro assinala uma página memorável na História de Lagarto
Empresário José Augusto, Vereador Euzébio, Prefeito Valmir e Vereador Carlos

josilda Comenda Daltro assinala uma página memorável na História de Lagarto
Família Barroso em meio a outras famílias participantes do evento

IMG_91001 Comenda Daltro assinala uma página memorável na História de Lagarto
Irmãos Jean Carlo e Rusel Marcos, ao lado da Prof.ª Edicelma Barroso

IMG_9102 Comenda Daltro assinala uma página memorável na História de Lagarto
Prof. Rusel Barroso ao lado da Sra. Vanda Monteiro, membro do Rotary de Lagarto

Comenda-Mons.-Daltro-1024x768 Comenda Daltro assinala uma página memorável na História de Lagarto
Jorge (FCCB), Prof. Rusel (AGES), Mariana (Semed), André (FCCB) e Prefeito Valmir

ferreichico Comenda Daltro assinala uma página memorável na História de Lagarto
Secretários de Governo: Ferreira Filho e João Francisco dos Santos

DSCN2154 Comenda Daltro assinala uma página memorável na História de Lagarto
Os grandes amigos José Corrêa Sobrinho e Rusel Marcos Barroso

1 comentário

Nilo Cardoso Daltro

Sendo minha família originaria de Lagarto, é deveras minha satisfação verificar a continuada evolução do rincão de minha origem. Meu pai veio para o Rio de Janeiro em 1935, seguindo a carreira de enfermeiro militar. Ele é falecido, assim como sua mãe Diva Cardoso Daltro e sua irmã, PROFESSORA DO ESTADO DE SERGIPE, HELENA CARDOSO DALTRO.
Parabéns! É para frente que se anda.

Publicar comentário