Zezinho Sobral representa Sergipe no II Seminário Internacional de Gestão para a Aprendizagem na Espanha
Sergipe marca presença no II Seminário Internacional de Gestão para a Aprendizagem, que está sendo realizado em Barcelona, na Espanha. A iniciativa é promovida pela Fundação Getulio Vargas, por meio da Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais (FGV/DGPE), em conjunto com a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O encontro segue até o dia 2 de maio e reúne autoridades da área educacional de todo o país, incluindo representantes do Ministério da Educação (MEC).
Representando Sergipe, o vice-governador, secretário de Estado da Educação e atual presidente do Consed, Zezinho Sobral, integra a comitiva brasileira a convite da OEI. “Sergipe está conectado à inovação educacional. Será uma semana em que todos os estados brasileiros e especialistas do mundo participarão de uma imersão, troca de experiências e debates sobre gestão e inovação na aprendizagem, com visitas a instituições espanholas e discussões sobre estratégias educacionais de sucesso”, destaca Zezinho.
A proposta do seminário é fomentar o intercâmbio de ideias e fortalecer a construção de modelos inovadores para a gestão da educação no Brasil. Especialistas da Europa, Ásia e América participam de painéis que apresentam experiências bem-sucedidas no aprimoramento da qualidade dos sistemas educacionais. Zezinho Sobral reforça a importância da aprendizagem com base em experiências internacionais: “Uma educação transformadora é aquela que conhece práticas exitosas do mundo todo e extrai delas o que há de melhor para aplicar no nosso cotidiano”.
Como parte da programação, os participantes farão uma visita técnica à escola La Salle Comtal, referência na adoção de práticas de educação integral. A instituição desenvolve, há três anos, o programa Novo Contexto de Aprendizagem (NCA) e detém desde 2010 a certificação internacional ISO 9001, reconhecendo a excelência da sua gestão educacional.
Por Reinaldo Valverde
*Com informações da Consed, OEI e FGV/DGPE