OAB/SE realiza sessão especial em Lagarto: homenagem a Divaldo Andrade e Joaquim Prata
Na condição de lagartense enamorado por sua terra, fiquei sobremodo feliz ao tomar conhecimento da justa homenagem que a OAB Seccional Sergipe, núcleo Lagarto, prestou a dois conterrâneos que dedicaram grande parte de sua vida a nobres causas em favor da sociedade.
DIVALDO SANTOS ANDRADE, que condignamente honrou o nome deste município quando à frente de órgãos públicos, a exemplo do Detran e da Junta Comercial de Sergipe, na capital, e JOAQUIM PRATA SOUZA, que, de forma brilhante e com irrefutável generosidade, foi timoneiro de causas nobilitantes em favor de pessoas carentes, quando exerceu a função de defensor público, além de ter sido um notável professor, um verdadeiro mestre.
DIVALDO e JOAQUIM não passaram pela vida por eventualidade, além da contribuição profissional, seu admirável legado se mantém vivo através das belas famílias que construíram, ao lado de suas esposas Marilene e Ângela, cujos filhos também nos honram e nos orgulham: refiro-me, de um lado, aos conterrâneos Marcus Vinícius (médico conceituado) e Henri Clay Andrade (ilustre advogado, presidente OAB/SE) e, por outro, aceno para a admirável prole de Joaquim: Thiago, Carolina e Rita (respectivamente engenheiro, enfermeira e escritora).
Como diria Paulo Freire, “não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”. Divaldo e Joaquim não silenciaram, utilizaram-se da palavra e do trabalho com ações que nos fazem refletir.
A memorável noite de segunda-feira, 23 de maio, assinala uma nova página na história dos operadores do Direito em Sergipe com a inauguração do Auditório Divaldo Andrade e do Consultório Odontológico Joaquim Prata, que enobrecem a sede do núcleo da OAB/SE, em Lagarto.
Em meio às famílias dos homenageados, dos advogados e convidados especiais, registrou-se a presença da Academia Lagartense de Letras, representada pelos acadêmicos Paulo Andrade Prata (presidente), Maria do Carmo Oliveira da Fonseca, Rodrigo Freire Amorim e Rusel Marcos Barroso (membros do sodalício).
Que as novas e futuras gerações mirem-se nos exemplos de Joaquim e Divaldo e também proporcionem à sociedade melhores condições de vida!
Fotos 1 e 2 gentilmente cedidas pelo Portal Lagarto Notícias
*
por Rusel Barroso Fundador da Academia Lagartense de Letras Membro do MAC da Academia Sergipana de Letras e do IHGSE Vice-reitor do Centro Universitário UniAGES
Publicar comentário